Páginas

terça-feira, 19 de março de 2013

Figuras: Planas e Não-Planas

Trabalhar as formas geométricas pode ser bem divertido, e utilizando materiais simples, nada que te exija tempo demasiado.
Ao falar das figuras geométricas planas, discutimos oralmente cada forma, visualizando os desenhos em um cartas. Comparamos uma figura com a outra, observando o que elas tinham em comum e de diferente. Essa etapa foi um pouco complicada, pois poucos conseguiam ver as coisas comuns, esse momento exige muita concentração e observação. Coisa que meus pequenos ainda não estão acostumados a fazer. Anteriormente suas atividades consistia em apenas copiar os deveres e esperar a professora responder. Hoje, tenho exigido deles um raciocínio lógico e mais percepção, as tarefas de copiar são poucas, na maior parte da aula discutimos oralmente, elaborando argumentos.
Após discutirmos, sobre cada figura e comparar suas formas uma com as outras, foi lhes oferecido uma folha de A4, que tem a forma retangular, foi sugerido que transformassem a folha em um quadrado, e assim passo a passo fomos montando as peças do Tangram.
Foi distribuído lápis de cor e folha A4  e cada peça deveria ser pintada com uma cor, peças iguis cores iguais. E na folha A4 fizessem desenhos com as peças do Tangram. Foi super divertido e surtiu muito efeito. Ao terminar a tarefa continuamos a falar das figuras planas.
Após o recreio continuamos a falar sobre as figuras geométricas, mas agora sobre as não planas. Foi distribuído massinhas para cada um, nesse momento precisei ter um controle maior pois cada um queria fazer seus desenhos, que não estava em meus planos, eu tinha a ideia de fazer as formas geométricas nas massinhas para que eles pudessem ver que se tornaria sólida ou não plana. Tive que entrar no jogo deles, e a partir dos seus desenhos interrogar quais eram as figuras geométricas que compunham seu desenho. Foi feito isso com um por um. Depois de algum tempo fizeram as figuras geométricas que eu  havia pedido. e a discussão continuou sobre o que é sólido e plano.
A aula rendeu e alcançou minhas expectativas. Valeu a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário