Páginas

segunda-feira, 18 de março de 2013

Aula com revistas e jornais

Hoje estava um tempo muito chuvoso e apenas 10 dos meus 28 alunos compareceram. A professora da outra turma de 3º ano faltou e a coordenadora pediu que juntasse as turmas.
O plano de aula que eu tinha elaborado para o dia, foi adiado, e como todo professor tem que ter uma carta na manga, eu tinha.
Conversei com a turma por alguns instantes, e perguntei o que eles jugavam mais necessário aprender na escola e que eles ainda não sabiam. A resposta foi em coral, "escrever meu nome todo". Estavam ali duas turmas que aclamavam por uma coisa que a maioria de nós achamos que já deveriam saber fazer. 
Arrumei a sala de forma que pudesse fazer uma mesa grande e todos sentarem juntos, não foi possível por conta do espaço físico da sala, mais montei 2 mesas grandes e os grupos se misturaram. Me aproximei de cada um e perguntava o nome completo, uns nem sabiam qual era seu nome completo, como não eram da minha turma fui a coordenação pegar o diário para saber qual era o nome. Feito isso, dei uma folha de ofício para cada criança onde cada um com auxilio do professor ou de um colega escreveu o nome completo. Em nenhum momento  foi falado pelo professor a letra que formava a palavra, o aluno foi associando o que já sabia com os sons da letra aos da palavra e assim foi sendo construído os nomes.
Após a escrita dos nomes foi distribuído revistas e jornais, para que encontrassem as letras que compunham seus nomes, sempre iniciando com letras maiúscula e as demais minúsculas.
Foi uma forma de se trabalhar o alfabeto maiúsculo e minúsculo.
Teve um aluno que disse que não conseguia e que não faria, conversamos e só fez os dois primeiros nomes.
Ao final da tarefa eles pediram para desenhar, e eu sugeri que desenhasse a si mesmo, e que contassem um pouco de como ele era. Todos riram e se divertiram muito com a atividade. Foi bem proveitosa



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário