Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

Debate 1

 Literatura com letras e sem letras na educação infantil do norte da Itália

Maria Cristina Rizzoli






      Lendo o texto de Maria Cristina Rizzoli me fez retomar várias situações vividas com meu filho. Por vária vezes ele me fazia perguntas e eu querendo sanar suas dúvidas respondia de forma racional, ele logo me dizia que não precisava falar mais que a resposta era grande. Quando a mesma situação acontecia com meu esposo, sua atenção era prendida e várias gargalhas eram dadas espontaneamente. Como ele gostava e ainda gosta de ouvir as histórias doidas do pai.  
      Infelizmente não sei contar histórias, sei ler histórias o que é bem diferente de contar...minha imaginação é limitada, já meu esposo viaja. Acho muito legal, até eu dou algumas gargalhadas com as histórias criadas por situações do nosso dia-a-dia, ele é uma comédia."Ouvir histórias desenvolve, também, uma capacidade de grande imaginação" Rizzoli p.9 - Madson tem uma ótima imaginação, gosto de suas redações, ele escreve bem e fala bem. 
Os livros e os desenhos animados que também são histórias despertam e aguçam a imaginação da criança facilitando sua expressão. Quando sua imaginação aflora seu poder argumentativo cresce e só poderá escrever se tiver o que dizer.

Um comentário:

  1. Marcela,você descreveu uma situação bem interessante que acontece com seu filho. As crianças, realmente, se prendem às situações que envolvem-nas na história, na imaginação, no que nem sempre é verossímil. Contar histórias é uma atividade que instiga a criatividade e a atenção da criança. Faça mais comentários associando elementos do texto lido.

    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir