Páginas

domingo, 28 de abril de 2013

Dois dias sem professor...



Essa  semana foi complicada pois houve ponto facultativo na segunda e na terça foi feriado, para completar a semana fiquei doente.
Quarta e quinta não tive condições de trabalhar, porém na sexta mesmo me arrastando, fui realizar meu trabalho, ainda tinha algumas coisas burocráticas que precisava pôr em dia antes do COC.
Nesses dias em que fiquei em casa, amparada pela lei, deixei atividades a serem realizadas com as crianças. Preparei jogos que trabalhavam conteúdos de história e língua portuguesa, de modo que intregaria as duas matérias e não exigiria da professora substituta um grande esforço. 
Minha grande surpresa ao retornar a escola foi ver que as atividades que deixei não foram utilizadas, e que em vez de jogos, atividades dinâmicas, foram feito exercício de cópia. Onde as crianças foram submetidas a fazer cópias do hino nacional e outras atividades e repetição. Um dos alunos que provavelmente estava atrapalhando a aula foi punido com cópia escrevendo cem vezes o seu nome.
Ouvindo o relato pelas crianças e ao mesmo tempo mostrando os cadernos, fiquei paralisada e pensativa. O que essas crianças aprenderam nesses dois dias de aula? Nada! Exatamente isso.
Como Docente devemos repensar nossas práticas dentro de sala de aula, e trabalhar em prol do aluno, que não percamos tempo com futilidades e sim com uma aula que venha deixar algo de positivo na vida escolar da criança, que essa relação possa fazer sentido fora da escola.
Preparar uma aula e contextualiza-la dá muito trabalho, e ninguém quer perder tempo, é muito mais prático dá cópias, ocupando as crianças para não perturbar e no fim do mês ter seu salário na conta.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário