Trabalhar com Jornais e revistas em sala de aula é muito produtivo. Os Jornais, alem de informativos, trazem para o aluno uma outra percepção de texto.
A construção textual de uma notícia é diferente de outros tipos de textos. E trabalhar isso na prática com os alunos é muito importante. O aluno visualizar e construir a partir do concreto facilita a aprendizagem.
Comparar os tipos de jornais, seus formatos, os cadernos, linguagem que cada um aborda é indispensável.
A criticidade do aluno não deve ser abordada apenas em cima da notícia, mas no todo, desde sua formatação até sua forma de transmitir a notícia.
Várias discussões são possíveis em sala de aula com os jornais e revistas. No entanto deve se focar na leitura que o aluno fará em cada uma dessas discussões.
Posso trabalhar jornais e revistas com alunos de alfabetização? devo! Por mais que ele ainda não saiba decodificar as letras com precisão, sua leitura social é o que traz grande significado.
Decodificação sem significado não tem valor algum.
O grupo 3 em sua apresentação abordou como a escrita e a leitura pode determinar a vida do sujeito e que o uso de jornais e revistas impulsionam essas capacidades e necessidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário