Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Escola na Sociedade da Informação: tecnologias, ferramentas e criatividade...em busca de uma alfabetização digital

Grupo 4
O uso das novas tecnologias para a melhoria da leitura e escrita.



O homem sempre buscou meios de satisfazer suas necessidades, aprimorando a natureza  com o intuito de trazer-lhe maior conforto.
Desde que o homem descobriu o fogo, grandes criações foram feitas. Vivemos hoje a era da alta tecnologia.
E a escola como um espaço social e integrador tem que acompanhar esse avanço tecnológico. Mas não basta te sala informatizada ou laboratório de informática. Há uma grande necessidade de capacitação dos profissionais, para is, exercer tal função. 
Hoje a internet faz parte do dia dia de grande parte da sociedade. Mesmo aqueles que não possuem computadores em casa fazem uso em locais de uso coletivo. Rede sociais, jogos, sites interativos, etc... são o alvo da garotada.
E porque não trabalhar utilizando essas ferramenta para a melhoria da leitura e escrita? 
A tecnologia pode ser de grande valia na educação quando usada de forma adequada. As crianças devem sempre ser orientada pelo professor que será o mediador. Para que haja um trabalho satisfatório tanto para o professor quanto para o aluno.
  

Mídia Escrita e Letramento: jornais e revistas na sala de aula

Grupo 3



Trabalhar com Jornais e revistas em sala de aula é muito produtivo. Os Jornais, alem de informativos, trazem para o aluno uma outra percepção de texto.
A construção textual de uma notícia é diferente de outros tipos de textos. E trabalhar isso na prática com os alunos é muito importante. O aluno visualizar e construir a partir do concreto facilita a aprendizagem.
Comparar os tipos de jornais, seus formatos, os cadernos, linguagem que cada um aborda é indispensável.
A criticidade do aluno não deve ser abordada apenas em cima da notícia, mas no todo, desde sua formatação até sua forma de transmitir a notícia.
Várias discussões são possíveis em sala de aula com os jornais e revistas. No entanto deve se focar na leitura que o aluno fará em cada uma dessas discussões.
Posso trabalhar jornais e revistas com alunos de alfabetização? devo! Por mais que ele ainda não saiba decodificar as letras com precisão, sua leitura social é o que traz grande significado.
Decodificação sem significado não tem valor algum.
O grupo 3 em sua apresentação abordou como a escrita e a leitura pode determinar a vida do sujeito e que o uso de jornais e revistas impulsionam essas capacidades e necessidades.