Páginas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Alfabetizar letrando

Lucia Soares da Silva Garcia



Garcia enfatiza que o letramento e alfabetização são processos indissociáveis. O indivíduo precisa muito mais  que apenas decodificar códigos, faz-se necessário que o indivíduo também seja letrado para que possa exercer suas práticas sociais.
"Quando se ensina uma criança a ler palavras que ela usa no dia a dia, sem a preocupação com a decifração, o processo de alfabetização não sai da estaca zero" Cagliari p. 76 
Assim como a alfabetização e o letramento são processos que caminham juntos, precisamos  repensar a aquisição da língua escrita, baseado no alfabetizar letrando.
Visto que a sociedade hoje é uma sociedade grafocêntrica, não basta ao indivíduo ser  simplesmente alfabetizado, ou seja, aprender meramente a decodificar,  saber ler e escrever, é insuficiente para vivenciar plenamente a cultura escrita e responder às demandas da sociedade atual, é preciso letrar-se, ou seja tornar-se um indivíduo que não só saiba ler e escrever, mas exercer as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade em que vive (Soares, 2000).



















Um comentário: