Lucia Soares da Silva Garcia
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Garcia enfatiza que o letramento e alfabetização são processos indissociáveis. O indivíduo precisa muito mais que apenas decodificar códigos, faz-se necessário que o indivíduo também seja letrado para que possa exercer suas práticas sociais.
"Quando se ensina uma criança a ler palavras que ela usa no dia a dia, sem a preocupação com a decifração, o processo de alfabetização não sai da estaca zero" Cagliari p. 76
Assim como a alfabetização e o letramento são processos que caminham juntos, precisamos repensar a aquisição da língua escrita, baseado no alfabetizar letrando.
Visto que a sociedade hoje é uma sociedade grafocêntrica, não basta ao indivíduo ser simplesmente alfabetizado, ou seja, aprender meramente a decodificar, saber ler e escrever, é insuficiente para vivenciar plenamente a cultura escrita e responder às demandas da sociedade atual, é preciso letrar-se, ou seja tornar-se um indivíduo que não só saiba ler e escrever, mas exercer as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade em que vive (Soares, 2000).
Assim como a alfabetização e o letramento são processos que caminham juntos, precisamos repensar a aquisição da língua escrita, baseado no alfabetizar letrando.
Visto que a sociedade hoje é uma sociedade grafocêntrica, não basta ao indivíduo ser simplesmente alfabetizado, ou seja, aprender meramente a decodificar, saber ler e escrever, é insuficiente para vivenciar plenamente a cultura escrita e responder às demandas da sociedade atual, é preciso letrar-se, ou seja tornar-se um indivíduo que não só saiba ler e escrever, mas exercer as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade em que vive (Soares, 2000).
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