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quarta-feira, 25 de abril de 2012

O PORTFÓLIO ELETRÔNICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Portfólio como Avaliação Formativa
A avaliação ainda é um assunto polêmico no meio educacional. Os currículos de nossas escolas têm sido propostos para atender a massificação do ensino. Não se planeja para cada aluno, mas para muitas turmas de alunos numa hierarquia de séries.
O processo avaliativo ainda não alcançou progressos no ensino, mantendo-se classificatório e seletivo. O processo de avaliar deve ser colocado como um elemento integrador e motivador, e não como uma situação de ameaça, pressão ou terror.
O Portfólio eletrônico pode ser uma nova alternativa de avaliação sem ser excludente e punitiva. "O portfólio é um dos procedimentos de avaliação norteado pelos princípios da avaliação formativa". Villas  Boas ( 2004). 


A avaliação formativa é um processo contínuo, e visa à correção das possíveis distorções 

e ao encaminhamento para consecução dos objetivos. Trata-se da continuidade da 

aprendizagem do aluno e não da continuidade de provas. Por tanto é necessário que o 

professor tenha um plano de ensino elaborado para nortear seu trabalho. O critérios de 

avaliação deve ser definido de acordo com a necessidade dos alunos e professores.

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