Portfólio como Avaliação Formativa
A avaliação ainda é um assunto polêmico no meio educacional. Os currículos de nossas escolas têm sido propostos para atender a massificação do ensino. Não se planeja para cada aluno, mas para muitas turmas de alunos numa hierarquia de séries.
O processo avaliativo ainda não alcançou progressos no ensino, mantendo-se classificatório e seletivo. O processo de avaliar deve ser colocado como um elemento integrador e motivador, e não como uma situação de ameaça, pressão ou terror.
O Portfólio eletrônico pode ser uma nova alternativa de avaliação sem ser excludente e punitiva. "O portfólio é um dos procedimentos de avaliação norteado pelos princípios da avaliação formativa". Villas Boas ( 2004).
A avaliação formativa é um processo contínuo, e visa à correção das possíveis distorções
e ao encaminhamento para consecução dos objetivos. Trata-se da continuidade da
aprendizagem do aluno e não da continuidade de provas. Por tanto é necessário que o
professor tenha um plano de ensino elaborado para nortear seu trabalho. O critérios de
avaliação deve ser definido de acordo com a necessidade dos alunos e professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário